Com repertório, essencialmente, renascentista, barroco e colonial brasileiro, a Camerata de Músicas Antigas da Universidade de Brasília fará concerto nesta quarta-feira (3/9) em comemoração aos 25 anos do Instituto de Artes da UnB (Ida). A regência é de Adeilton Bairral, doutor em musicologia histórica e professor de história da música do departamento de música da universidade. O grupo é formado por um madrigal — pequeno coral — e um núcleo instrumental, que executa a família de flautas doces, guitarra barroca ateorbada, oboé, violinos, violas, violoncelos e viola de gamba.

Com repertório, essencialmente, renascentista, barroco e colonial brasileiro, a Camerata de Músicas Antigas da Universidade de Brasília fará concerto nesta quarta-feira (3/9) em comemoração aos 25 anos do Instituto de Artes da UnB (Ida). A regência é de Adeilton Bairral, doutor em musicologia histórica e professor de história da música do departamento de música da universidade. O grupo é formado por um madrigal — pequeno coral — e um núcleo instrumental, que executa a família de flautas doces, guitarra barroca ateorbada, oboé, violinos, violas, violoncelos e viola de gamba.

No concerto, estão incluídas obras de Pachelbel, Francesco Durante e Alessandro Scarlatti, além de música do período colonial brasileira, além de obras do barroco alemão e italiano. O programa será aberto com duas obras instrumentais de compositores do barroco alemão, movimentos adagio e fuga da Sonata BWV 1001, de Johann Sebastian Bach, seguido do Cânone em ré de Johann Pachelbel. Segue-se a Cantata nº 56 de Johann Sebastian Bach para cordas, contínuo, oboé, solista barítono e coro. Do compositor Alessandro Scarlatti , da escola napolitana do século 18, apresenta para vozes a capella o moteto Exultate Deo. A Camerata — grupo vocal e também instrumental — foi fundada em 2010 e constitui o Núcleo de Música Antiga do Departamento de
Música/UnB.

Além da apresentação da Camerata, o Instituto tem promovido todos os dias dessa semana, em todos os turnos, apresentações de orquestras, espetáculos teatrais e exposições. Nesta quinta-feira (4/9), haverá apresentação das Orquestras Infantis e Juvenis — programa organizado a partir do trabalho realizado no Curso de Extensão Música para Crianças da UnB. O curso existe desde 2002 com a proposta de oferecer bases de musicalização para bebês e suas famílias. No mesmo dia, o professor Fernando Marques fará palestra sobre a obra do dramaturgo alemão Georg Büchner. Fernando é autor de Zé — peça em um ato, adaptação em verso e canções do drama Woyzeck, de Büchner.

Camerata de Música Antiga da Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Anfiteatro 9 do ICC-Instituto Central de Ciências. 12h30. Entrada Franca. Classificação Indicativa Livre