• Viola
  • Estruturação Musical

João Paulo Machado é Doutor em Violino Performance/Pedagogia pela University of Northern Colorado - EUA. Atualmente é professor de Viola e Estruturação Musical da Universidade de Brasília.Entre 2011 e 2014, exerceu a função de professor assistente e spalla da Orquestra Sinfônica da UNC, sendo sua segunda área de estudos a pedagogia do instrumento. A pesquisa que João Paulo desenvolveu durante o doutorado, é dedicada à música brasileira para violino dos seguintes compositores: José Guerra Vicente, Mozart Camargo Guarnieri, e César Guerra-Peixe ( "An Analysis and Performance Guide of Three Works by Brazilian Composers Featuring the Violin"). João Paulo Machado possui Bacharelado em violino pela Universidade de Brasília, UnB, (2006), mestrado em performance pela University of Wyoming, EUA, (2011) instituição onde escreveu o projeto de pesquisa intitulado: Jean Sibelius' Violin Concerto in D major Op. 47, Virtuosity, Musicality, and a Performance Guide. João Machado se apresenta com frequência como recitalista e como camerista. Como músico de orquestra, já se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro de Brasília, com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. João Paulo já tocou em diversos concertos tanto no Brasil como nos Estados Unidos e Europa. João Paulo Machado têm se dedicado com afinco ao ensino do violino e viola tanto no Brasil quanto no exterior, à difusão da música de concerto no Brasil, à divulgação da música brasileira para violino e viola no exterior e a projetos destinados à formação de plateias. João Paulo Machado foi bolsista da CAPES, agência que o patrocinou durante o ultimo ano do doutorado no exterior. Nos dias de hoje, João Paulo Machado é professor de viola e estruturação musical no departamento de música da Universidade de Brasília.